Turma

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Som Analógico e Som Digital

Som Analógicos

Ondas sonoras são as oscilações do ar, que vão variando ao longo do tempo de acordo com as características dos sons. Um microfone as reconhece, por uma membrana, e cria uma corrente eléctrica que varia de forma semelhante a elas. Esse corrente é o sinal eléctrico, analógico, do áudio. Esse sinal passa pela mesa e outros circuitos e entra num gravador.   







Som Analógico
Vantagens-  é mais barato que o digital

e Denvantagens- usa diversor componentes eletronicos






Som Digital
Vantagens-  usa apenas um processador e mais alguns poucos componentes.
e Denvantagens- é caro


                                                           Codec designação


Um codec de áudio é um dispositivo de hardware ou um Software que codifica ou decodifica dados de áudio digital de acordo com um determinado tipo de arquivo de áudio ou áudio "streaming". O termo codec é uma combinação de coder-decoder ("compressor/descompressor"). O objeto do algoritmo dum codec é representar os sinais de alta fidelidade do áudio com a quantidade mínima de bits, preservando ao mesmo tempo a qualidade. Isto pode efetivamente reduzir o espaço de armazenamento e a largura de banda exigidos para transmissão do arquivo de áudio armazenado. A maioria dos codecs são implementados como bibliotecas que servem de interface para um ou mais tocadores de mídia, tais como o XMMS, Winamp ou o Windows Media Player.
SOM Digital

O gravador digital recebe o mesmo sinal eléctrico, mas ele entra primeiro num conversor analógico-digital (AD). O conversor “redesenha” a onda sonora, medindo a variação da amplitude em milhares de pontos por segundo. Essa imensa lista de volumes é gravada na fita ou num disco magnético ou óptico como bytes de computador (dígitos). Para reproduzir o som, o cabeçote lê a fita ou o disco e envia esses dados a um conversor digital-analógico (DA) que liga os pontos e transforma de novo essas informações em sinal eléctrico.